domingo, 17 de janeiro de 2010

Na estreia em casa, Flamengo vence o bom Votoraty por 1 a 0

Atacante Bruninho entrou no segundo tempo e fez o gol rubro-negro, aos 27 minutos

Texto: Paulo Manso
Foto: Ricardo Coelho


O Flamengo venceu a primeira na Série A2 do Paulistão 2010. Contra o bom time do Votoraty – recém promovido da A3 – o rubro-negro fez 1 a 0 e conquistou os primeiros três pontos no campeonato. Mas o time de Guarulhos precisou correr muito para conseguir o resultado. O time de Votorantim surpreendeu com um esquema de jogo “variável”. Dependendo do decorrer da partida o time do técnico Fernando Diniz (ex-jogador de Corinthians e Palmeiras) alterava o desenho tático.

No Flamengo, destaque para o goleiro Paulão, que fez pelo menos cinco defesas difíceis na partida, e para o meia Luis Carlos, que armou a maioria das jogadas do rubro-negro.

O jogo começou morno em Guarulhos. O Votoraty trocava passes com o goleiro Alex, enquanto o Flamengo tentava surpreender na marcação. Aos 29 minutos do primeiro tempo o atacante guarulhense Mineiro resolveu apertar a saída e quase fez. Precavido contra a “armadilha” do time do Interior, o técnico Edmílson de Jesus revelou que preferiu deixar de lado o ímpeto de partir para cima dos visitantes logo no início. “O Votoraty joga assim há tempos. Ficam trocando bolas com o goleiro para atrair o adversário e abrir espaços no ataque”, disse. “Penso que o Flamengo deve atuar sem esse ‘desespero’ inicial daqui para a frente. Tanto nos jogos em casa, quanto fora.”

Principalmente nos escanteios, o rubro-negro sempre assustou. Mazinho e Dikson levaram muito perigo a Alex. Aos 16 minutos o lateral direito quase fez olímpico.

O Votoraty parecia mais organizado e consciente na organização das jogadas. O Flamengo errava muitos passes a partir da intermediária, o que atrapalhava a armação. Aos 23, uma boa chance para os guarulhenses: Luis Carlos recebe a bola na esquerda e cruza buscando Bocão, que perde o tempo da bola, mas ainda cabeceia, para fora.

A partir dos 27 minutos, o Votoraty toma conta do jogo. Aos 31, Paulo Krauss quase abre o placar, em chute na rede, pelo lado de fora. Um minuto depois, Helder arrisca um chute de fora da área e a bola passa perto.

Aos 35 o Flamengo respira: Luis Carlos recebe no meio de campo e faz ótimo lançamento para Mineiro na direita. Este cruza buscando o próprio Luis Carlos no segundo pau, mas Alex espalma.

O goleiro Paulão começou a mostrar serviço aos 39 minutos, quando Paulo Krauss enfiou linda bola para Victor Santana na área. Ele toca no canto esquerdo do arqueiro rubro-negro, que dá um leve toque e manda para escanteio.

Um minuto depois o zagueiro Roberto Dias se contunde após chocar a cabeça com um adversário e deixa o campo para dar lugar a Andrezão.

Antes do fim do primeiro tempo, uma boa chance para cada lado: Bocão chega atrasado em bola cruzada por Dikson e manda para fora, aos 45. Aos 46, Paulo Krauss recebe dentro da área, pela esquerda, sozinho, mas Paulão faz mais uma grande defesa.

Segundo tempo – No intervalo, Edmílson de Jesus troca o lateral Mazinho por Thierry, alteração que deixa o time mais ofensivo. O Votoraty ensaia contra-atacar, tanto que o auxiliar marca dois impedimentos do ataque interiorano em menos de quatro minutos.

O time de Guarulhos voltou melhor no segundo tempo. Aos 13 minutos Thierry inverte a jogada para a esquerda. Dikson recebeu, carregou até a linha de fundo e cruzou, mas Mineiro chegou atrasado e Alex defendeu.

Aos 17 minutos Edmílson fez sua última e mais comemorada substituição: o rápido Bruninho entrou no lugar de Roberto Fonseca. Logo na primeira chance, aos 21, próximo da linha de fundo, o atacante toca a bola no meio das pernas de Marco Aurélio, que faz a falta e recebe cartão amarelo.

O time melhora. Aos 22, Luis Carlos perde, de cabeça. Mas o Votoraty não estava morto, e continuava assustando: aos 24 minutos Marco Aurélio é lançado pela esquerda e invade a área. Antes do arremate Andrezão dá um carrinho e coloca para escanteio.

O melhor futebol do segundo tempo do Flamengo foi recompensado aos 27 minutos. Luis Carlos roubou a bola de Carlos Magno na esquerda do ataque e avançou. Bruninho invadiu pelo meio da área e recebeu o passe. O atacante dominou e tocou para o gol. A bola ainda desviou na zaga antes de entrar: 1 a 0 Flamengo.

A partir daí o Votoraty se lançou para o ataque e “ajudou” a tornar Paulão o nome do jogo. O Flamengo tentava controlar o ímpeto do adversário tocando a bola, mas o time estava visivelmente cansado e não conseguia segurar a posse de bola.

Aos 37 Heider lança ótima bola nas costas de Thierry para Anderson Santos. Paulão sai com precisão e defende. No último minuto, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Sidnei no segundo pau. O atacante cruzou e João Paulo cabeceou para fora, com muito perigo.

Ao fim do jogo, o capitão Marquinhos falou com o Blog Futebol Guarulhos. “No primeiro tempo nos movimentamos errado. No segundo, demos o campo para o Votoraty, já que eles queriam vir para cima, e saímos no contra-ataque. Deu certo”, apontou. Pelo diagnóstico de Edmilson de Jesus, foi o feitiço do Votoraty usado contra o feiticeiro.

O próximo jogo do Flamengo acontece na quarta-feira, 20, às 20h, contra o Taquaritinga, fora de casa. O Futebol Guarulhos acompanhará o jogo com o “lance a lance”.

Ficha Técnica

Flamengo 1 X 0 Votoraty

Campeonato Paulista – Série A2
Domingo, 17/01 – Segunda rodada
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Árbitro: Sergio da Rocha Gomes
Gol: Bruninho, aos 27’2t (Flamengo)
Cartões amarelos: João Paulo, aos 24’1t, Marco Aurélio, aos 21’2t, Anderson Santos, aos 38’2t (Votoraty); Roberto Fonseca, aos 26’1t (Flamengo)

Flamengo
Paulão; Mazinho, Roberto Dias (Andrezão, aos 40’1t) e Marquinhos; Mazinho (Thierry, no intervalo), Arthur, Roberto Fonseca (Bruninho, aos 17’2t), Luis Carlos e Dikson; Bocão e Mineiro.
T. Edmilson de Jesus

Votoraty
Alex; Carlos Magno (Alex Henrique, aos 43’2t), Henrique, João Paulo e Marco Aurélio; Anderson, Paulo Krauss (Anderson Santos, aos 29’2t), Marcos Dias (Sidnei, no intervalo) e Neizinho; Helder e Victor Santana.
T. Fernando Diniz

Outros resultados

São Bernardo 0 x 0 Paec

União São João 2 x 0 Atlético Sorocaba
Marília 0 x 1 Catanduvense
América 1 x 3 Linense
Guaratinguetá 5 x Osasco
São José 0 x 0 Osvaldo Cruz
Noroeste 3 x 1 União Barbarense
Guarani 3 x 1 São Bento
Taquaritinga 1 x 1 Rio Preto
Próxima rodada

Quarta-feira, 20/01
16h – Osasco X Votoraty
16h – São Bernardo X União Barbarense
16h – Rio Preto X Paec
20h – Linense X Guarani
20h – São José X União São João
20h – Atlético Sorocaba X Catanduvense
20h – América X Noroeste
20h30 – Taquaritinga X Flamengo
20h30 – Marília X Osvaldo Cruz

Quinta-feira, 21/01
19h30 – São Bento X Guaratinguetá

Um comentário:

  1. nossa o alex henrique entrar aos 43 dos 2 t demais nao??? ele é otimo jogador achoque deveriam deixar ele entrar por mais tempo pra conseguir mostrar o seu potencial.

    ResponderExcluir