domingo, 24 de janeiro de 2010

“Egoísmo” de artilheiros e a primeira derrota em casa

Texto: Paulo Manso
Foto: Ana Paula Almeida / Guarulhos Hoje

Em jogo de cinco gols e apenas dois artilheiros, São José bate o Flamengo em Guarulhos por 3 a 2


O jogo entre Flamengo e São José, pela quarta rodada do Paulistão, neste domingo, em Guarulhos, até poderia ser resumido assim: Rodriguinho 3 X 2 Luis Carlos. Mas há muito mais o que dizer sobre a partida. Por exemplo, a péssima atuação do sistema defensivo rubro-negro, os excessivos erros de passe do meio de campo guarulhense e a bela atuação do trio joseense Leandro Diniz, Cleberson e Rodriguinho.

Os 3 a 2 do time do Vale do Paraíba marcaram o primeiro revés guarulhense em casa na competição e a primeira vitória do São José.

Com a contusão do atacante Mineiro, durante a semana, Edmílson de Jesus promoveu a entrada de Bruninho, como a torcida pedia. Além do novo único atacante, o técnico do Flamengo também entrou com Andrezão na zaga, no lugar de Roberto Fonseca, e adiantou Marquinhos para o meio de campo.

No começo do jogo, a nova formação pareceu dar resultado. Luis Carlos, Bocão e Marquinhos trocavam passes na intermediária e criavam poucas chances. Aos cinco minutos, a bola sobrou para Arthur, que arriscou o chute, mas Bocão não dominou. Um minuto depois, Bocão bateu rápido uma falta na intermediária e Willian tentou o cruzamento. A bola era para Bruninho, mas o goleiro Matheus chegou antes.

Aos 13, a primeira grande chance para o São José. No contra-ataque, Leandro Diniz tabelou com Cleberson e chegou na área. Paulão defendeu parcialmente e a bola sobrou nos pés de Cleberson, que acertou a trave esquerda. A partir daí, o time do Interior cresceu e criou muitas chances.

Aos 16, Bocão é derrubado por Junior Paulista, mas o fraco árbitro Anderson Andrade Pires não marca. Cinco minutos depois, porém, ele marcou um para o São José: Roberto Dias atropelou Cleberson dentro da área. Rodriguinho bateu no canto direito, Paulão caiu no esquerdo: 1 a 0 São José.

Aos 28, o São José quase ampliou. O habilidoso Rodriguinho deu um lençol no meio de campo e lançou o ala Jackson, na direita. A bola cruzada fica no bate-rebate e sobra para Leandro Diniz, que acerta a trave guarulhense.

Aos 30, o Flamengo organiza a primeira boa jogada. Após boa troca de passes, Sandoval ameaça cruzar, mas encontra Luis Carlos livre, na entrada da área. O meia domina, gira, e tenta o ângulo de Matheus, mas a bola sobe muito e vai para fora.

Fim de tempo agitado – Os últimos cinco minutos do primeiro tempo foram emocionantes. Aos 40, o Flamengo empatou após cruzamento de Willian, da esquerda. Luis Carlos, sozinho dentro da pequena área, apenas escorou: 1 a 1.

Mas nem deu tempo dos guarulhenses comemorarem. Na saída de bola, Rodriguinho carregou a bola pelo meio, passou pela zaga e chutou. A bola foi mascada, mas desviou em Andrezão e enganou Paulão: 2 a 1 São José.

Antes do intervalo, o rubro-negro empatou de novo, num lance muito parecido com o primeiro gol: Willian levantou da esquerda e Luis Carlos, desta vez de cabeça, completou: 2 a 2.

Balde de água fria – O final do primeiro tempo deu novo gás ao Flamengo. O time voltou com o garoto Danilo no lugar de Bocão e tentaria manter o ritmo do fim da primeira etapa.

Mas um gol do São José esfriou as pretensões guarulhenses. Leandro Diniz fez um verdadeiro salseiro dentro da área flamenguista, passou por Andrezão e Willian e cruzou. A bola atravessou a pequena área e encontrou Rodriguinho – de novo – no segundo pau. O atacante dominou e chutou no alto, fora do alcance de Paulão: 3 a 2 São José.

O time de Edmílson de Jesus sentiu. Errava muitos passes no meio de campo e os jogadores não se aproximavam para tentar as jogadas. O São José postou atrás e buscava matar o jogo no contra-ataque. O técnico Fahel tirou Rodriguinho e Cleberson, cansados.

Com isso, o Flamengo pressionou, um tanto quanto desorganizado, mas não conseguiu o terceiro empate.

Na próxima quarta-feira, o rubro-negro recebe o Catanduvense. Ainda não está confirmado o local do jogo, já que a Federação Paulista aguarda documento que libere o Antônio Soares de Oliveira. Se a liberação não ocorrer a tempo, o Flamengo jogará em Osasco.

Ficha Técnica

Flamengo 2 X 3 São José

Campeonato Paulista 2010 – Série A2
Quarta rodada
Domingo, 24/01, estádio Antônio Soares de Oliveira
Árbitro: Anderson Andrade Pires
Gols: Rodriguinho, aos 22’1t, 41’1t, e 4’2t (São José); Luis Carlos, aos 40’1t e 44’1t (Flamengo)
Cartões amarelos: Arthur, aos 39’1t, Marquinhos, aos 31’1t e 41’2t, Bocão, aos 17’1t, e Plínio, aos 39’2t (Flamengo); Jackson, aos 23’2t, Henrique, aos 34’2t, Cleberson, aos 38’2t (São José)
Cartão vermelho: Marquinhos, aos 41’2t (Flamengo)

Flamengo
Paulão; Andrezão, Roberto Dias e Sandoval; Thierry (Victor, aos 19’2t), Arthur (Plínio, aos 32’2t), Marquinhos, Luis Carlos e Willian; Bocão (Danilo, no intervalo) e Bruninho.
T. Edmílson de Jesus

São José
Matheus Cavichiolli; Jackson, Junior Paulista, Lino e Henrique; Betão, Roberto, Juninho (Alexandre Carioca, aos 15’2t) e Leandro Diniz; Cleberson (Daisson, 40’2t) e Rodriguinho (Renato Santiago, 30’2t).
T. Fahel Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário