sábado, 27 de fevereiro de 2010

Flamengo melhora, mas segue na zona de rebaixamento: derrota por 3 a 2 para o União Barbarense

Texto e fotos: Paulo Manso

Time mostrou evolução sob o comando de Lucho Nizzo, mas volta para casa com a quarta derrota nos últimos sete jogos

Ainda não foi desta vez que o Flamengo interrompeu a série negativa de sete jogos sem vitória. Apesar de mostrar melhoras em relação às atuações que vinha fazendo com o ex-técnico, o time foi atrapalhado por duas expulsões (o atacante Erick, que era o melhor em campo até receber o vermelho infantilmente, aos 38 minutos de jogo) e perdeu para o União Barbarense por 3 a 2 na tarde deste sábado, 27, em Santa Bárbara D’Oeste. O time estaciona na casa dos 9 pontos e segue na zona de rebaixamento. O União Barbarense chega aos 17 e se aproxima do G8.

O jogo – O Flamengo entrou em campo com novidades na escalação. O estreante treinador Lucho Nizzo colocou Paulo Magno na lateral direita, Ronaldo na zaga, e o garoto Erick no ataque, ao lado de Clayton.

Apesar de jogar fora de casa, o time começou melhor que o adversário. E o melhor: criando jogadas e trabalhando a bola com consciência, algo que não era visto no time antes da chegada de Nizzo.

Clayton ficava dentro da área, como referência, e Erick saía para buscar jogo. Com Piovesan, Bocão e Rodrigo Lopes, o atacante era o melhor jogador do jogo. Logo aos dois minutos de jogo, um sinal de mudança: Erick passou por dois marcadores, tocou para Marquinhos atrás, com calma, e o volante buscou o lançamento para Willian, na esquerda. A zaga afastou, mas o time mostrava “cara de time”.

Aos 11, o primeiro grande susto para o time da casa: Erick recebeu passe de Clayton e, de frente para o gol, de fora da área, acertou o travessão do goleiro Gabriel.

Mas se o Flamengo era melhor, o União foi letal. Na primeira subida efetiva ao ataque, o primeiro gol: o garoto Allisson deu um belo chute de fora da área e a bola entrou no cantinho esquerdo de Paulão: 1 a 0 Barbarense aos 11 do primeiro tempo.

O time de Guarulhos não se abateu e continuou melhor. Dez minutos depois do gol do União, o meia Piovesan cobrou falta da direita na área. O zagueiro Andrezão tentou subir de cabeça, mas foi derrubado por Allisson: pênalti! Na cobrança, o zagueiro Ronaldo precisou cobrar duas vezes – na primeira o árbitro mandou voltar alegando invasão da área de Clayton – para empatar o jogo: 1 a 1, aos 24 minutos.

Equilíbrio – Depois do gol de empate do Flamengo, o Barbarense equilibrou o jogo. Aos 35 minutos o atacante Luciano Gigante quase marcou. Em cobrança de escanteio de Danilinho (o cérebro do time de Santa Bárbara), o atacante apenas desviou no primeiro pau, mas Paulão, atento, espalmou para fora.

Aos 38, o lance que mudou a cara da partida. O lateral Fred, do Barbarense, tabelou com Danilinho e Erick exagerou na vontade e fez falta por trás no ala: cartão vermelho!

Com um a mais, o União foi para cima do Flamengo. O técnico Paulo Roberto Santos tirou o lateral Alex para colocar o meia-atacante Tiaguinho. Aos cinco minutos da segunda etapa, o time da casa perdeu grande chance. Danilinho – sempre ele – lançou Luciano Gigante nas costas da zaga rubro-negra. Gigante devolveu para Tiaguinho, que de frente para Paulão, pegou muito mal na bola e mandou por cima.

No seu primeiro lance no jogo, o volante Matheus, que havia acabado de entrar no lugar de Piovesan, faz pênalti em Danilinho, após ótima troca de passes dos jogadores do Interior. Na cobrança, Paulão acerta o canto, mas Luciano Gigante faz o segundo, aos 11 minutos.

Com a exceção de um bom ataque do Flamengo aos 17, quando Willian cruzou para Clayton da esquerda – a zaga bobeou e a bola sobrou para o atacante, que chutou por cima, com muito perigo –, o Barbarense era dono do jogo no segundo tempo. E o terceiro gol saiu após belíssima enfiada de bola de Tiaguinho para o lateral Fred, que ganhou a dividida com Andrezão, invadiu a área sozinho e, de frente para Paulão, não teve trabalho para ampliar: 3 a 1.

Pane – Aos 27, o meia André Bocão reclamou com o árbitro e foi expulso de campo, deixando o Flamengo com nove jogadores. No meio da confusão, o volante Marquinhos recebeu amarelo e é mais um desfalque para a próxima rodada.

O Barbarense passou a tocar a bola com preciosismo e deu abertura para o Flamengo. Aos 37 Andrezão acertou a trave, após cabeçada em cobrança de escanteio de Willian. Aos 41, Bruninho chutou fraco e a bola sobrou para Clayton, que tabelou com Ronaldo e saiu na cara de Gabriel para diminuir: 3 a 2.

Na próxima quarta-feira, 3, o Flamengo tenta fugir do desespero contra o Guaratinguetá, em Guarulhos, às 15h. O União Barbarense completou a terceira vitória seguida e se aproxima do G8, com 17 pontos. Também no meio de semana, recebe o Catanduvense.

Ficha técnica

União Barbarense 3 X 2 Flamengo

Campeonato Paulista 2010 – Série A2
12ª rodada – Sábado, 27/02, 16h
Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d'Oeste
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Gols: Allisson, aos 12’1t, Luciano Gigante, aos 11’2t, e Fred, aos 21’2t (União Barbarense); Ronaldo, aos 24’1t, e Clayton, aos 41’2t (Flamengo)
Cartões amarelos: André Bocão, aos 8’1t, Andrezão, aos 7’2t, e Marquinhos, aos 27’2t (Flamengo); André Silva, aos 18’1t, e Renan, aos 29’1t (União Barbarense)
Cartões vermelhos: Erick, aos 38’1t, e André Bocão, aos 27’2t (Flamengo)

União Barbarense
Gabriel; Alex (Tiaguinho, aos 44’1t), Dú Lopes, Renan e Fred; Claudio Britto (Fabio Duarte, aos 24’2t), André Silva (Silas, aos 31’2t), Vitor e Danilinho; Allisson e Luciano Gigante.
Téc.: Paulo Roberto Santos

Flamengo
Paulão; Paulo Magno (Roberto Dias, aos 22’2t), Andrezão, Ronaldo e Willian; Marquinhos, Rodrigo Lopes (Bruninho, aos 13’2t), Felipe Piovesan (Matheus, aos 8’2t) e André Bocão; Clayton e Erick
Téc.: Lucho Nizzo

3 comentários:

  1. Lucho, terá problema p\ montar esse time contra o guaratinqueta, o jeito é acreditar ñ perder as esperança só a vitória nós enderessa a partir de agora,temos que acreditar nesse jovem atleta que subiu p\ profissional o meia Lucas Tavares ,coitato moo responsabildade, mais se está no profissional é porque sabe jogar,pela que já vi em alguns tatico co O prof. Edilson , vamos acretiatar nesse jovem talento, que sabe tenhamos a votória nós torcedores temos que apoiar pois só tem 17.anos. prato da casa .. vamos acredita lucho confia nesse jovem . Lucas confiamos em vc mlk.. ....

    ResponderExcluir
  2. Temos que acreditar nessa jovem promessa olha ae lucho .Lucas Tavares.... http://www.youtube.com/user/golmaisgol,estamos com dificludade p\ montar o time contra quaratinqueta. vamos acreditar nesse jovem . abilidoso . apesar dos seu 17.anos mais joga muito.....

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE TIVE A OPORTINIDADE DE VELO NO YOUTUB, ESSA JOVEM PROMESSA DO A.A. FLAMENGO DE GUARULHOS , ACREDITO QUE O LUCHO DEVE TBM OLHAR P\ PODE ACREDITAR NESSE GAROTO MUITO RAPIDO E UMA QUALIDADE NO TOQUE DE BOLA MUITOO BOM ACREDITAMOS EM VC LUCAS TAVARES . BOA SORTE C\ GUARATINQUETA TE APOIAMOS ,VAMOS GANHAR MLK. MOSTRA P\ ELES SUAS QUALIDADE. COMO VEZ NA TAÇA SP. C\ PORTUGUESA. ATLETICO DE RORIAMA. É GOAIS.

    ResponderExcluir