quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Flamengo toma virada em casa e Edmílson balança no cargo

Texto: Paulo Manso e Ricardo Coelho
Foto: Paulo Manso

Derrota para o fraco Rio Preto, em Guarulhos, deixou o cargo do treinador na berlinda; reunião nesta noite pode definir queda

A segunda derrota seguida do Flamengo no Campeonato Paulista escancarou defeitos e serviu para deixar o técnico Edmílson de Jesus em situação delicada perante a diretoria. Os 3 a 1 – de virada – para o fraco Rio Preto, na tarde desta quarta-feira, 3, ampliou os protestos da pequena torcida presente ao estádio e levou a cartolagem rubro-negra a “se mexer”. “Técnico vive de resultado. O time é bom e precisa ganhar. Vamos fazer uma reunião de diretoria hoje ou amanhã de manhã e decidir o que vai acontecer”, disse, com o semblante carregado, o presidente do clube, Edson David, logo depois do jogo.

A reunião começou logo e invadiu a noite. O treinador, que costumeiramente atende à imprensa após os jogos – mesmo quando seu time não vai bem – não apareceu. O clima nos bastidores era tão pesado quanto a tempestade que caiu no fim do jogo. A atuação abaixo da média deu origem a várias especulações. Entre elas, a de que alguns jogadores teriam feito “corpo mole” em campo, em solidariedade aos colegas que vinham jogando, mas que não foram sequer relacionados para o banco de reservas contra o Rio Preto (Dykson, Thierry e Roberto Dias ficaram de fora do time).

A rápida escalação entre os titulares do recém contratado João Carlos, que já havia sido treinado por Edmílson no Bragantino, também teria desagradado a alguns atletas. “Isso não existe no Flamengo. Se eu descobrir que alguém fez corpo mole para derrubar o técnico, cai antes”, atacou o presidente Edson David. “Os jogadores afastados jogaram mal em Marília. Por isso não jogaram hoje”, justificou.

O jogo – Quem viu os primeiros minutos do jogo em Guarulhos não esperava que o placar final fosse tão adverso. Logo aos 3 minutos, o atacante Clayton fez 1 a 0 para o Flamengo.

Não satisfeito com a vantagem, os donos da casa continuaram pressionando, mas em um vacilo do sistema defensivo, Anderson, do Rio Preto, aos 11 minutos, finalizou sem chances para o goleiro Paulão e tratou de deixar tudo igual novamente.

O Flamengo sentiu o gol de empate, mas conseguiu se reencontrar na partida sem demora. Com o bom entendimento entre Rodrigo Lopes – improvisado na ala direta –, Willian e os meias Bocão e Luís Carlos, o time de guarulhense conseguiu boas chances para voltar a liderar o marcador.

Aos 29, Clayton acertou boa cabeçada, mas não foi suficiente para vencer o goleiro Eduardo. Pouco tempo depois, aos 33, Bocão dominou bem e, com espaço, finalizou colocado, porém a bola acertou a trave. Rodrigo Lopes também teve sua chance para balançar a rede do oponente, mas aos 37 acabou chutando em cima do goleiro. O Rio Preto assustou aos 31 com uma cabeçada que passou perto da meta de Paulão.

Apesar das chances perdidas e o empate que permaneceu após os 45 minutos iniciais, o Mengo parecia caminhar para uma vitória no Antônio Soares de Oliveira.

Segundo tempo – Como o empate não resolvia a vida flamenguista, Edmílson de Jesus voltou para a segunda etapa com o rápido Bruninho no lugar de Bocão e recuou Luis Carlos para a armação no meio.

No entanto, o bom futebol apresentado na segunda metade do primeiro tempo ficou no vestiário. Aos 4 minutos o ala Jales, do Rio Preto, foi lançado na esquerda e apostou corrida com Rodrigo Lopes, que travou o chute do adversário.

Aos 11 e 12 minutos, Willian e Luis Carlos criaram bons lances: primeiro o ala cruzou da esquerda no segundo pau, mas a bola veio alta e o meia cabeceou para fora; depois, foi Luis Carlos que tocou para Willian na esquerda, mas o ala tentou o chute de primeira e a bola foi parar nas mãos do goleiro Eduardo.

Aos 17, a virada do Rio Preto. O lateral Henrique carregou a bola pela direita e cruzou na pequena área. A situação parecia sob controle, mas Marquinhos falhou e a bola sobrou para Tarabai completar: 2 a 1.

Edmílson colocou o time para atacar de vez: tirou o zagueiro Andrezão e colocou um terceiro atacante, Arthur Caruso. Aos 20 minutos, a zaga do Rio Preto afasta errado e a bola sobra para Clayton. O atacante carrega a bola e toca para Bruninho, na entrada da área pela esquerda, mas este não chuta e tenta devolver a bola para Clayton, facilitando a ação da zaga interiorana.

O castigo veio um minuto depois. Tahuan avançou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, para a entrada da área. A bola chegou até Bady, que acertou um belo chute para fazer 3 a 1.

Aos 29 o goleiro Paulão salva o Flamengo de tomar o quarto: Tarabai foi lançado ainda no campo de defesa e avançou com a bola dominada, mas perdeu o gol na saída do goleiro flamenguista.

O time de Guarulhos pouco ameaçou o Rio Preto. Destaque apenas para a bela jogada feita por Plínio, que carregou a bola pela esquerda, ganhou na corrida do marcador e cruzou para Rodrigo Lopes desperdiçar a chance, de sem pulo, no segundo pau.

Com apenas seis pontos em 21 disputados, o Flamengo busca a reabilitação no final de semana contra o Osvaldo Cruz, fora de casa.

Ficha Técnica

Flamengo 1 X 3 Rio Preto

Campeonato Paulista 2010 – Série A2
7ª rodada – Quarta-feira, 03/01
Estádio Antônio Soares de Oliveira, Jardim Tranquilidade
Árbitro: Marco Antônio de Oliveira Sá
Cartões amarelos: Andrezão, Marquinhos e Zambom (Flamengo); Marcelos Santos, Gilberto, Henrique e Jales (Rio Preto)
Gols: Clayton aos 3’/1T (Flamengo); Anderson aos 10’/1T, Tarabai aos 17’ e Bady aos 20’/2T (Rio Preto)

Flamengo
Paulão; Andrezão (Arthur Caruso), Zambom e Marquinhos; Rodrigo Lopes, João Carlos, Bocão (Bruninho), Arthur e Willian (Plínio); Luis Carlos e Clayton.
Técnico: Edmílson de Jesus

Rio Preto
Eduardo; Willian Goiano, Marcelo Santos e Gilberto; Henrique, Anderson, Marcelo Tarrafas (Panzani), Bady e Jales; Tarabai (João Paulo) e Robson (Thauan).
Técnico: Jackson Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário