sábado, 13 de fevereiro de 2010

Melhor Flamengo até aqui só empata com o Guarani

Texto: Paulo Manso

Bom futebol e golaço de Rodrigo Lopes não foram suficientes para evitar que o rubro-negro chegasse à zona de rebaixamento

O jogo entre Flamengo e Guarani, na ensolarada tarde do sábado de Carnaval (13/02), foi bem diferente dos outros oito que o rubro-negro disputou na Série A2 do Paulistão 2010. O estádio recebeu o melhor público desde o início do campeonato, a torcida foi participativa, o time do técnico Edmílson de Jesus jogou o melhor futebol até aqui e o adversário era tradicional. A única coisa que não mudou foi o resultado final: o 1 a 1 levou o time de Guarulhos à zona de rebaixamento, com míseros oito pontos, em 27 disputados.

Com menos de um minuto de bola rolando, o meia Luis Carlos mostrou qual seria a postura da equipe: roubou a bola do zagueiro Cássio, tentou o drible, mas foi travado na hora do chute.

O excesso de vontade guarulhense serviu para frear o Guarani, que tinha mais posse de bola no começo do jogo e criava mais chances de perigo. Aos nove minutos, Léo Mineiro tabelou com Fabinho Almeida, que invadiu a área, mas Zambom chegou a tempo de afastar o perigo.

O Flamengo tentava surpreender nos contragolpes. Aos 10, Arthur Lima arriscou de longe. A bola sobrou para Luis Carlos, na meia lua, mas a zaga afastou. Aos 11, Willian avançou pela esquerda e tentou o cruzamento. No rebote, Rodrigo Lopes chutou por cima.

O jogo era bom. Fabinho, do Bugre, foi lançado nas costas de Zambom e acertou a trave de Paulão, mas o bandeirinha Mauro André de Freitas. Aos 13 minutos, Fabinho atormentou o zagueiro flamenguista de novo. Dentro da área, driblou e rolou para Ricardo Xavier bater cruzado, mas a bola foi para fora.

Golaço – Aos 15 minutos, o primeiro gol do jogo. E foi um golaço! Rodrigo Lopes – o melhor flamenguista em campo – pegou a bola no meio de campo, pela esquerda e carregou. Tocou para Luis Carlos, na intermediária, que devolveu para Lopes de calcanhar. Lopes achou Clayton na meia-lua e o atacante, de costas para o gol, deixou o meia na cara do goleiro Juliano. Com calma, Lopes tocou no canto direito e correu para o abraço: Flamengo 1 a 0.

A partida continuou movimentada. Aos 19 minutos o goleiro Paulão fez grande defesa em cabeçada do zagueiro Cássio, após cobrança de escanteio. O Flamengo respondeu: Arthur Lima puxou o contragolpe e tocou para Luis Carlos, que achou Bocão na direita. O meia-atacante devolveu para Luis Carlos cruzar na medida para Clayton, que, de cabeça, fez a bola passar perto do travessão de Juliano.

Aos 35 minutos o técnico Edmílson de Jesus viu seu sistema defensivo, que estava bem armado, perder Zambom, que sofreu estiramento da coxa após tomar um drible de corpo do atacante Ricardo Xavier e correr atrás do prejuízo. A jogada do Guarani não deu em nada, mas o zagueiro teve que sair, para a entrada de Andrezão.

Rodrigo Lopes perdeu a chance de ampliar aos 43, quando aproveitou bola rebatida na entrada da área e chutou por cima. No último lance do primeiro tempo, o castigo: Da Silva cruzou da direita e o zagueiro Neto aproveitou o raro vacilo da zaga flamenguista para empatar: 1 a 1.

Segundo tempo – Até por causa do forte calor em Guarulhos, a segunda etapa foi pior que o primeiro tempo. Mas houve emoções. Aos 11 minutos, Luis Carlos recebeu a bola dentro da área do Bugre, mas sozinho, pegou mal na bola e mandou para fora.

Arthur Caruso, que entrou no lugar de Clayton no intervalo, invadiu a área pela direita, aos 15 minutos, driblou seu marcador e chutou forte, para boa defesa de Juliano.

Depois disso o Guarani teve mais posse de bola e cresceu no jogo, mesmo sem criar grandes chances. Aos 28 minutos, Caruso ajeitou a bola para João Carlos arriscar, para fora. O time teve uma sequência de escanteios e apertou. Perdeu duas boas chances de cabeça: aos 29, com Willian, e aos 32 com Andrezão.

Daí para frente, o time de Guarulhos demonstrou muito cansaço e o Guarani chegou perto da virada. Aos 34, Walter Minhoca tabelou com Ricardo Xavier e saiu na cara do gol de Juliano. Paulão salvou. No escanteio, a bola sobrou para Sandoval, que se atrapalhou, mas Valdir perdeu.

Aos 38, Fabinho Almeida recebeu a bola sozinho, na entrada da área, mas o bandeirinha, erradamente, marcou impedimento. Na sequência, Arthur Caruso perdeu mais um gol feito, de cabeça.

Ainda deu tempo de o Bugre desperdiçar mais duas chances: aos 41, com Ricardo Xavier, e aos 42, com Fabinho, que mandou para fora, de peixinho.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o São Bento, no Ninho do Corvo, às 16h, precisando da vitória para fugir da zona de degola. O Guarani enfrenta o Grêmio Osasco, lanterna da competição, em Campinas, no mesmo dia, às 20h30.

Ficha Técnica

Flamengo 1 X 1 Guarani

Campeonato Paulista 2010 – Série A2
9ª rodada – Sábado, 13/02, 16h
Estádio Antônio Soares de Oliveira, Jardim Tranquilidade
Árbitro: Cássio Luiz Zancopé
Gols: Rodrigo Lopes, aos 15’1t (Flamengo); Neto, aos 45’1t (Guarani)
Cartões amarelos: Fabinho Almeida, aos 25’1t, Cléber Goiano, aos 13’2t e Moreno, aos 19’2t (Guarani); João Carlos, aos 2’2t (Flamengo)

Flamengo
Paulão; Marquinhos, Zambon (Andrezão, aos 37’1t), Sandoval e Willian; João Carlos, Arthur Lima, André Bocão e Rodrigo Lopes; Luiz Carlos (Bruninho, aos 16’2t) e Clayton (Arthur Caruso, intervalo).
Téc.: Edmílson de Jesus

Guarani
Juliano; Da Silva, Cássio (Valdir, aos 18’2t), Neto (Maicon, aos 24’2t) e Fabinho Almeida (Moreno, intervalo); Cleber Goiano, Léo Mineiro, Luciano Santos e Walter Minhoca; Ricardo Xavier e Fabinho.
Téc.: Osvaldo Alvarez (Vadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário