quinta-feira, 18 de março de 2010

Classificação da Série A2 dividida em grupos


Passadas 16 rodadas da Série A2 do Campeonato Paulista, é difícil afirmar que se trata de um campeonato equilibrado. Se por um lado somente o sexto colocado, hoje o São Bernardo, com 27 pontos, está matematicamente livre do rebaixamento, o Grêmio Osasco, na lanterna, com o descenso já garantido, está 34 pontos atrás do União São João, que lidera.

Seguindo essa análise, vemos que não existe também um time que conseguiu abrir grande vantagem para o rival que está colocado uma posição abaixo, e por isso, o tal equilíbrio fica mais nítido se nos permitimos a brincadeira de dividir a classificação da Série A2 em grupos.

Flamengo e Taquaritinga, o 19º e o 18º, respectivamente, ainda lutam contra o rebaixamento e acabam sendo exceções. O time de Guarulhos, com nove pontos, está seis na frente do Osasco, mas quatro atrás do CAT. Este por sua vez, com 13, tem quatro pontos de desvantagem para o Rio Preto.

Do Rio Preto para cima temos seis times agrupados e que na matemática podem alcançar uma vaga na segunda fase ou serem rebaixados. Nenhum destes têm mais de três pontos de vantagem para o adversário colocado uma posição abaixo. Rio Preto, Guarani, Osvaldo Cruz e Marília estão com 17 pontos, seguindo a ordem crescente a partir da 17ª posição. O 13º, o Sorocaba, possui 18, um a menos do que o Catanduvense, uma posição acima.

Outro “grupo” se abre com o União Barbarense, que em 11º tem 24 pontos, enquanto - seguindo do 10º até o 7º – São José, São Bento, América e Votoraty tem 25. Logo acima, em 6º, o São Bernardo parece com 27.

Perto da ponta de cima da tabela, Guaratinguetá, em 5º, e Noroeste, em 4º, somam 29. Matematicamente eles ainda podem terminar a primeira fase na liderança, mas hoje separam o grupo intermediário das equipes com melhor aproveitamento: Linense, com 33 pontos, em 3º, Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) com 36, em 2º, e União São João, o líder com 37.

Concorda com o raciocínio? Pensa diferente? Participe, comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário