segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ainda temos uma missão

Empolgados com a proximidade da estreia do Flamengo na Série A2 do Paulistão e com o tempo livre das férias de alguns de nós, no dia 12 de janeiro de 2010 inauguramos neste espaço a cobertura jornalística do blog Futebol Guarulhos. Além do Flamengo – que na ocasião nutria nos guarulhenses a esperança de disputar a elite do futebol paulista em 2011 – tínhamos várias possibilidades no horizonte: AD Guarulhos rumo à Terceira Divisão, Wimpro e AD ASA no futsal, e o fascinante e pouco explorado futebol de várzea da segunda maior cidade do Estado.

O primeiro post do blog (que tinha e ainda tem intenção de se tornar um site) trazia o título “Temos uma missão”. Apresentamos-nos e dissemos sobre o que pretendíamos fazer com esse importante espaço. Inaugurado o blog, vários comentários de internautas ávidos por uma cobertura esportiva de seus campeonatos amadores ou dos times profissionais da cidade.

Logo de cara, trouxemos uma novidade: a cobertura em tempo real no blog. O famoso “lance a lance”. Para os flamenguistas que não podiam ir ao Ninho do Corvo, a ferramenta era uma saída para a cidade que não possui cobertura ao vivo de rádio ou TV. E com uma diferença fundamental sobre os grandes sites esportivos: a participação dos internautas foi possível durante o jogo, em tempo real mesmo.

Com o passar das rodadas, não foram poucos os furos de reportagem, os vídeos com melhores momentos e flagras (como o xingamento do então técnico à torcida), áudios com entrevistas após os jogos, e as matérias com conteúdo suficiente para angariar mais e mais seguidores no blog. Confira alguns exemplos:

Não temos dúvida de que fizemos um bom trabalho. Mas também temos certeza de que muito ficou por ser feito. A resposta positiva que tivemos dos internautas – seja por e-mail, recados em murais de redes sociais, comentários no blog, participação durante os “lance a lance” e nas enquetes promovidas – mostrou que estávamos certos em apostar na cobertura do futebol local.

No entanto, esbarramos em uma questão fundamental para o sucesso de qualquer empreitada: a financeira. Buscamos incansavelmente patrocinadores para a continuidade do projeto. Não conseguimos, no entanto, nem ao menos anúncios publicitários para bancar os custos. Tudo o que fizemos desde janeiro foi custeado com recursos próprios dos quatro integrantes da equipe Futebol Guarulhos.

Justamente por não obter sucesso no departamento comercial, os integrantes do FG foram obrigados a não manter a cobertura do blog no mesmo ritmo de antes, por questões profissionais. Todos voltaram a se dedicar aos seus empregos fixos, que lhe garantem o sustento.

E é com aperto no peito que mantemos o blog sem a mesma freqüência de posts do início do ano. E é por respeito a você, leitor, que colocamos, agora, esta explicação. Graças a vocês nós pudemos sentir de perto o quanto Guarulhos é carente de uma cobertura jornalística esportiva de qualidade e estruturada.

No entanto, e infelizmente, somos obrigados a nos render à falta de apoio dos empresários locais. Mas deixamos claro que AINDA TEMOS A MISSÃO de levar a vocês um jornalismo esportivo de qualidade. Só não podemos, ainda, dizer quando isso vai acontecer. Tenham certeza de que vocês merecem muito mais do que estamos oferecendo atualmente.

Grande abraço e até breve!


Equipe Futebol Guarulhos
Cacá Gouveia
Paulo Manso
Ricardo Coelho
Ronaldo Paschoalino

Um comentário:

  1. Parabens a todos vcs são uns herois, infelismente está é a realidade do esporte em Guarulhos em especial falando futebol, nada de apoio tanto da parte Politica como Empresarial o reflexo esta ai Flamengo que para A 3 A.D.Guarulhos só não cai porque nesta categoria não existe queda abraços a todos, boa sorte.

    ResponderExcluir